O AMOR É UNIVERSAL

 

Texto feito para o canal As3Artes. Assista ao vídeo clicando no play acima 
 


Fröhlichen Valentinstag (alemão)
Vailentains divas mubaarak ho (hindi)
Happy Valentine´s Day (inglês)
Feliz día de los enamorados (espanhol)
Feliz dia dos namorados (português)



Esse mês é dedicado ao amor! E o amor é universal, não tem barreiras e tem idioma próprio.
O amor é amor e sempre que nos aquecemos com esse sentimento vindo em nossa direção, percebemos sua presença de longe, sem precisar de legenda ou tradução.
E falando de legenda e tradução, vale a pena lembrar de algumas cenas cinematográficas que nos inundam de vontade de beijar quem está ao nosso lado ou sair correndo para comprar um amor na delicatessen da esquina. O cinema nos mostra o amor platônico, que aquele amor idealizado, onde o ser amado é perfeito - e quem dera fosse assim - mas é muito bom embarcar nessa viagem por alguns minutos e poder morrer de amor através das personagens ou dançar os passos do amor ou ainda dividir o prato de comida com o amado.
O amor ensina muito e nos mostra que é maior que a conta bancária. Nos faz descobrir amor onde parecia existir só monstruosidade. E, então, caímos perdidamente de amor por outro ser. Por amor somos surpreendidos amando. E nos permitimos amar mesmo com prazo de validade. Descobrindo que é amor e prazer combinam perfeitamente, aprendendo, enfim, que o amor é eterno.

Mas, como disse lá no começo, amor é amor, e embora tradicionalmente seja comemorado o amor romântico aqui no Brasil, em outros países o dia dos namorados é no dia de São Valentino, em 14 de fevereiro, e nesse dia as pessoas demonstram seus sentimentos de bem querer por todos que as façam sentir amadas: pai, mãe, irmãos, irmãs, amigos, filhos, namorados, é claro, maridos, e por aí vai a lista, não tem limite.
Então, que tal mudarmos um pouquinho as coisas por aqui e ampliar o amor para toda forma de amar?
Assim estaremos honrando esse sentimento que não tem barreiras. Ou você acha que em meio à guerra as pessoas não têm lyubov (tradução: amor I idioma: ucraniano)?
Por acaso acredita que no Afeganistão as pessoas não dizem dooset daaram (tradução: eu te amo I idioma: persa)? Alguma vez pensou que em meio a tanta violência na Síria não haveria lugar para habun (tradução: amor I idioma: árabe)?
Você está enganado se pensou assim. O amor está no ar, já dizia a canção de John Paul.
O amor é o mesmo em todo e qualquer canto do mundo. Exatamente igual, em todos os seus tons, milímetros e respiração acelerada. Seja em meio a bombas ou flores, lá está o áste (tradução: amor I idioma: islândes), nos ensinando que love is (tradução: amor é I idioma: inglês) elsker (tradução: amor I idioma: dinamarquês).

Agora, me conta aqui, você sabe o que é amar? Os dicionários definem como sentimento de afeição. Eros, o deus do amor e do erotismo, relaciona amor a ligação sexual e romantismo. Ágape (tradução: amor incondicional I idioma: grego) é o nome dado pelos gregos ao amor incondicional. Philautia (tradução: amor por si I idioma: grego), também em grego, é o amor por nós mesmo. São muitas formas de amar, cada um amando do seu jeitinho único e verdadeiro.
Estudiosos tentam definir o sentimento e catalogar seus "tipos", mas nada mais quente do que amar em toda sua amplitude e simplicidade.
Vamos aproveitar o mês de junho para celebrar o amor. Cultuar o amor. Honrar o amor.
Sabe como? Dizendo um eu te amo por dia. Que seja cada dia para uma pessoa diferente. E tudo bem guardar o dia 12 para o namorado ou namorada, se você prefere assim. Mas diga eu te amo para uma pessoa por dia. Você se sentirá mais amado e surpreenderá muita gente.


O desafio está lançado! E eu vou começar agora, já, nesse momento dizendo para você: eu te amo!


Nota: Os países citados no texto para expressar AMOR através de seus idiomas estão atualmente entre os mais perigosos do mundo para se viver (Afeganistão, Ucrânia, Síria), enquanto Islândia, Nova Zelândia e Dinamarca são os três países mais pacíficos.

Comentários